O ano de 2020 foi marcado por grandes mudanças e impactos significativos na vida da maioria das pessoas. Com a pandemia do novo Corona Vírus muitas pessoas perderam seus empregos e passaram a depender de benefícios sociais. A principal forma de ter receber esses benefícios é estar incluído no Cadastro Único.
E aí surgiram muitas dúvidas. Muitas pessoas não sabiam o que era ou se já estavam incluídas no sistema. Para sanar essas dúvidas preparamos um artigo com tudo sobre o Cadastro Único.
Também conhecido como CadÚnico, é um sistema que reúne informações de famílias de baixa renda. Desde 2003 ele ajuda o governo a visualizar de maneira mais assertiva a realidade socioeconômica do país.
No sistema do Cadastro Único podem ser encontradas informações pessoais, escolaridade, residência, situação de trabalho e renda, entre outras.
A inclusão no CadÚnico é de responsabilidade também dos estados e municípios, que também podem usar essas informações para oferecer benefícios sociais de suas esferas. O gerenciamento é feito pelo Ministério da Cidadania e a parte operacional é feita pela Caixa Econômica Federal.
As famílias de baixa renda com rendimentos de até meio salário mínimo por pessoa da família, ou até 3 salários mínimos na renda mensal total podem se inscrever no Cadastro Único.
Para se inscrever é preciso procurar o CRAS (Centro de Referência em Assistência Social) do munícipio de residência. O responsável pela família deverá apresentar, pelo menos, um documento de identificação de cada membro da família que more na mesma casa.
Os documentos aceitos são:
Apesar de não ser obrigatório, é importante levar também um comprovante de residência, que pode ser uma conta de água ou luz, por exemplo.
O mais novo benefício social incluído é o Auxílio Emergencial, concedido às famílias durante a crise do Covid-19. Mas, além desse, existem outros importantes programas:
Para verificar se já existe uma inscrição no Cadastro Único é preciso acessar o site https://meucadunico.cidadania.gov.br/meu_cadunico/ e preencher os campos solicitados antes de clicar em “Emitir Certidão”.
Se não houver cadastro registrado, ou se o registro tiver sido feito há menos de 45 dias, aparecerá a mensagem “pessoa não localizada”.
Também é possível baixar o aplicativo Meu CadÚnico para celular para realizar a pesquisa.
Estar incluído no Cadastro Único é fundamental para garantir o recebimento dos benefícios sociais direcionados às famílias de baixa renda. E, se houver alguma dificuldade ou divergência em fazer o registro, um advogado pode ajudar a resolver o impedimento.
Se você ainda tem dúvidas sobre o tema ou precisa de auxílio jurídico, entre em contato conosco e veja como podemos ajudar! Escritório Especializado em Direito Previdenciário. Atendimento Rápido e Personalizado.
Tudo o que você precisa saber sobre o direito previdenciário, veja em qual circunstância você se encontra e tire suas dúvidas ao clicar em uma das opções abaixo.